Texto e Fotos: Rubens Santana
A prefeitura de Montes Claros realizou na noite desta sexta-feira, 9, solenidade de inauguração da praça Alexandre Assis Martins (Praça dos Tropeiros), na saída para a rodovia BR 251. O local foi amplamente reformado e revitalizado em parceria com empresas privadas. Mesmo com uma fina chuva, diversas pessoas compareceram ao local para prestigiar a entrega de mais um cartão postal da cidade. E, para demonstrar a preocupação de resgatar a história da cidade, a nova praça foi contemplada com uma escultura em homenagem aos tropeiros, uma doação do empresário Américo Martins.
O prefeito Humberto Souto enalteceu a parceria com as empresas e enfatizou que a inaugurarção da obra só foi possível devido ao reconhecimento a uma administração séria e preocupada com o bem-estar da população. “Essa praça, assim como outras que vamos começar a fazer, é o compromisso que a administração tem com o meio ambiente, mas, sobretudo, em oferecer qualidade de vida para a população. Estamos construindo mais outras unidades em outros bairros. O empresariado tem nos ajudado por que confia na nossa administração”, disse, ao destacar que em breve os moradores dos bairros Belvedere e Canelas também irão ganhar uma grande praça com pista de caminhada, quadra e academia ao ar livre.
O secretário de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, disse que a inauguração da praça Alexandre Assis Martins vai ao encontro de resgatar a memória da cidade. “Estamos realizando uma inauguração e homenageando nossos antepassados. Porque tudo começou com a agropecuária, e os tropeiros foram responsáveis diretos pela grande metrópole que a cidade de Montes Claros se tornou. É uma escultura de arte, para mostrar a todos que passam pela cidade que nos preocupamos em resgatar a memória do município. Vamos estender outras homenagens para o restante das entradas da cidade”, afirma.
Emocionado, o empresário Américo Martins contou que participar do desenvolvimento de Montes Claros é de fundamental importância para que novas gerações de empresários se sintam comprometidos em contribuir com a administração. “Sabemos que muitas empresas podem ajudar, e estou fazendo minha parte. Espero contribuir com o desenvolvimento de minha cidade. E os nossos antepassados estão aqui homenageados através de uma simples escultura, mas que tem muito valor para o que se tornou o município”, conta.
O empresário também fez o compromisso de doar uma área de 50 mil metros quadrados para construção de uma praça nas imediações do Bairro Jaraguá (fundos do presídio). Américo disse que contribuir para o meio ambiente é contribuir para que a população seja beneficiada com uma melhor qualidade de vida. “Podemos confiar que teremos um belo projeto na construção da praça. Acredito que antes do final do mandato possamos entregar mais essa praça para os moradores de nossa cidade”, disse.
O prefeito Humberto Souto afirmou que o município está fazendo diversas parcerias com empresas que estão transformando em realidade novas praças. “Agradecemos o interesse que Américo Martins tem para com nossa cidade. E tudo isso faz parte de acreditar em uma administração séria e comprometida com a população. Depois da doação do terreno vamos elaborar um projeto que contemple uma grande praça arborizada, com pistas de caminhada, bem iluminada, com quadras esportivas e academias ao ar livre", concluiu.
Durante a solenidade o prefeito anunciou que a “Praça do Chinelão”, localizada no Trevo do Aeroporto, vai ser amplamente revitalizada e restaurada, ganhando o nome de Rosângela Assis Martins, falecida esposa de Américo Martins.