Black Friday - Procon orienta consumidores sobre cuidados com promoções
Novidades
Publicado em 22/11/2018

Texto: Rubens Santana/Fotos: Fábio Marçal

 

Inspirada na tradição americana, a Black Friday acontece no dia 23 de novembro no Brasil. A data é considerada uma grande queima de estoque no comércio em geral e marca o início das compras natalinas. A aproximação da Black Friday levou o Procon de Montes Claros a orientar os consumidores a fazerem ampla pesquisa de preços com antecedência, para evitar surpresas. A pesquisa prévia tem o objetivo de possibilitar comparações de valores dos produtos ofertados para evitar a chamada “maquiagem de preços”.

 

De acordo com o advogado Alexandre Augusto Pereira Braga, coordenador do Procon de Montes Claros, essas promoções seguem os mesmos procedimentos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Recomendamos que, nesta época, o consumidor faça pesquisa semanas antes, tire fotos dos objetos com seus preços reais, guarde os folhetos e tudo que fizer parte das publicidades. Isso são provas para as comparações de preços dos produtos, evitando assim a famosa maquiagem de preços, que se trata de uma enganação comercial e publicitária”, salienta.

 

Outra orientação é para que o consumidor faça também uma pesquisa entre as empresas que participam e as que não participam do evento, para não cair no golpe dos falsos descontos. Os cuidados devem ser redobrados com as compras on-line, checando se o site é confiável, se os prazos de entrega são suficientes, principalmente no caso de produtos para presentear alguém. “É de fundamental importância pedir sempre a Nota Fiscal. Caso o produto adquirido seja de mostruário, as avarias identificadas devem estar descritas na nota”, disse.

 

O diretor do Procon ainda faz um alerta para que os consumidores tenham cuidado com as compras por impulso, lembrando que já é fim do ano e janeiro começa com IPTU, IPVA, matrícula e material escolar. “Seja prudente e evite compras desnecessárias. É bom para sua saúde e para o bolso também”, conclui o coordenador do órgão.

 

Redes Sociais – O coordenador do Procon municipal enfatiza ainda que uma ampla campanha está sendo divulgada nas redes sociais Facebook e Instagram com o objetivo de orientar os consumidores a fazerem ampla pesquisa de preços com antecedência para evitar surpresas. Os perfis do Procon Montes Claros são: facebook.com/ proconmontesclarosmg e @proconmontesclaros. 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!