II Mostra de Produções do Programa "Revelando o Patrimônio” contou com a participação de seis escolas municipais
Novidades
Publicado em 23/11/2018

Texto e fotos: Educamoc

 

Com a participação de seis escolas do Sistema Municipal de Ensino (SME) de Montes Claros, foi realizada, na Praça Flamarion Wanderley, a II Mostra de Produções do Programa "Revelando o Patrimônio", promovida pela Compreender Consultoria e Responsabilidade Social, em parceria com o Ministério da Cultura. O Programa, que conta com o patrocínio da VLI e apoio da Prefeitura, visa incentivar pesquisas e promover a conscientização e a preservação do patrimônio cultural local.  

 

Desenvolvido desde o mês de junho, o Programa, que contemplou nove escolas da cidade, entre elas as escolas municipais Geraldo Pereira de Souza, Dona Vidinha Pires, Rozenda Zane Moraes, Alcides Carvalho, Mestra Fininha e Profª. Hilda Carvalho Mendes, ofereceu capacitação e orientações para os professores por meio da mediação da pesquisa nas escolas, onde, posteriormente, os docentes, em conjunto com os alunos (uma turma por escola), desenvolveram pesquisas sobre o patrimônio cultural da cidade, com visitas de campo, entrevistas e observação participante.  

 

“A gente acredita que os alunos são os protagonistas desse Inventário Pedagógico, que é um estudo sobre um bem cultural na cidade onde eles moram, no intuito de desenvolver a relação de pertencimento. Estamos muito satisfeitos com tudo que vimos aqui, com essas parcerias importantes, como a da SME e da nossa patrocinadora, a VLI, que acredita na educação, que acredita nesse projeto. Essa mostra é um momento de culminância, onde de fato vemos esse protagonismo dos alunos e, ao mesmo tempo, uma homenagem ao protagonismo dos professores, porque sem eles não estaríamos aqui”, destaca a coordenadora do projeto e representante da Compreender Consultoria e Responsabilidade Social, Luana Campos. 

 

Encerramento 

 

O Programa, que também é desenvolvido nas cidades de Betim, Divinópolis, Itaúna e Patrocínio, se encerra em fevereiro de 2019, quando será divulgado o Catálogo de Produções e feito o lançamento de uma revista onde os professores irão escrever um artigo sobre o projeto de pesquisa (o patrimônio cultural local), escolhido pelos alunos.

 

“A Prefeitura tem apoiado esses projetos que envolvem, principalmente, os alunos, os professores e as famílias... isso também é uma forma de se fazer uma educação multidisciplinar, onde você aprende a oralidade, a geografia, a história, ao mesmo tempo que a linguística, o que possibilita que a gente faça uma educação de qualidade. Tanto é que, em todos os projetos que desenvolvemos ou participamos, houve uma ascensão, houve uma melhora. E isso é indicativo de que o caminho é esse”, avalia o secretário municipal de Educação, Benedito Said. 

 

Mais da Mostra 

 

Durante a Mostra foram expostos, em estandes montadas na Praça, todos os trabalhos desenvolvidos em cada uma das nove instituições de ensino, como a Escola Municipal Profª. Hilda Carvalho Mendes, que teve como tema “Estudando as Praças de Montes Claros”, realizando um resgate das praças da cidade. O trabalho, realizado por meio de uma pesquisa, incluiu uma entrevista com o morador mais antigo do bairro, o senhor Amadeus, e uma visita de campo, onde os alunos puderam conhecer várias praças.

 

“Participar deste projeto foi muito importante pra nossa escola, porque é um resgate da nossa história, da memória do nosso bairro. E conviver com os moradores antigos foi de uma riqueza muito grande para nossos alunos e toda a equipe pedagógica do Hilda”, comenta a diretora da escola, Dorisday Vasconcelos.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!