Prefeitura retira uma tonelada de lixo diariamente dos bueiros da cidade
Novidades
Publicado em 28/11/2018

Texto e Fotos: Rubens Santana

 

A Prefeitura de Montes Claros intensificou a limpeza de bueiros e bocas de lobo na cidade. A equipe está atuando nos locais com maiores riscos de inundação. E, diariamente, retira uma tonelada de lixo de dentro dos canais de escoamento de água. Durante esta terça-feira, 27, o serviço foi executado no bairro Barcelona Park, nas ruas Belo Horizonte e Joaquim Sarmento, e nas avenidas Deputados Esteves Rodrigues e Geraldo Athayde, região central da cidade.

 

Segundo José Geraldo Dias, coordenador da equipe de limpeza de bueiros, o trabalho é realizado constantemente, mas, devido ao período chuvoso, foi intensificado para evitar alagamentos no município. “Realizamos a limpeza dos canais ao menos três vezes por ano, mas com rotinas maiores de desobstrução nas áreas consideradas iminentes de grandes alagamentos”, destaca.

 

Ele frisa que os lugares com maior risco de inundação são os bairros Todos os Santos, São José, Raul Lourenço, Santa Rita l e ll, Antônio Pimenta, Vargem Grande, Vila Brasília, Melo, São Luiz e alguns pontos da área central. “Foi intensificado o trabalho que já vinha sendo realizado há mais tempo, mas nos preocupamos em dar um ritmo maior agora, por causa das fortes chuvas que caíram na cidade nos últimos dias e revelaram diversos pontos críticos para o escoamento da água pluvial”, disse.

 

Vinicius Versiane, secretário de Serviços Urbanos, observa que a população precisa se conscientizar e ser parceira do município neste objetivo de evitar inundações, principalmente descartando o lixo de forma adequada. “Todo lixo jogado na rua, com as chuvas, é levado para as bocas de lobo. Faz-se necessário que as pessoas descartem o lixo sempre nos locais corretos. O nosso serviço de coleta de lixo é bem regular e não temos problema. Lixo jogado na rua e podas de árvores deixadas nas calçadas serão levadas para os bueiros, causando entupimento”, afirma.  

 

Ele explica que uma grande quantidade de resíduos sólidos (garrafas, pedaços de papel, plásticos, sacos de lixo, entre outros) é retirada diariamente da rede de drenagem da cidade. “Quanto mais a população colaborar, mais os recursos da Prefeitura poderão ser investidos de outras formas”, disse o secretário.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!