Texto: Rubens Santana/Fotos: Fábio Marçal
Aproveitando a estiagem dos últimos dias, as equipes da Defesa Civil de Montes Claros estão fazendo vistorias em diversos bairros da cidade, estando sempre presentes nas áreas consideradas de risco e vulneráveis a deslizamentos e alagamentos. Na manhã desta quinta-feira, 29, uma equipe da Defesa Civil compareceu na Vila São Francisco de Assis (região norte da cidade), para monitoramento e vistoria. Ao longo do dia, a equipe visitou diversos bairros mapeados como suscetíveis a alagamentos.
Segundo Eduardo Marques, coordenador da Defesa Civil Municipal, por conta da aproximação do período chuvoso em Montes Claros a equipe recomeçou os monitoramentos. “A Defesa Civil está sempre presente nas áreas consideradas vulneráveis. E, mais uma vez, após algumas chuvas, estamos voltando para monitorar, mapear, e, se for preciso, condenar o imóvel”, esclarece. Ainda segundo o coordenador, a vistoria tem por objetivo mapear as áreas de risco e orientar os moradores sobre os perigos trazidos pela chuva. “Tradicionalmente, essa época do ano é marcada por grandes precipitações. Por isso começamos a monitorar e orientar os moradores para os riscos de deslizamento de terra”, disse.
Morador do bairro há mais de 30 anos, o pintor Clésio Oliveira Gonçalves, 36 anos, teve a casa condenada há alguns meses pela Defesa Civil. Ele conta que a equipe está sempre presente no bairro para monitorar e informar os moradores sobre possíveis riscos.
O coordenador da Defesa Civil enfatizou que alguns locais ainda serão visitados nos bairros Ibituruna, Vila São Francisco de Assis e na região central da cidade. Além desses pontos, os trabalhos de prevenção foram intensificados em áreas com histórico de alagamentos e deslizamentos, como os bairros Raul Lourenço, Vila São Francisco de Assis, JK, Jaraguá, Planalto, Independência, Santa Rita, entre outros. A população pode solicitar as vistorias pelo número da Defesa Civil, o 199.