Montes Claros sedia reunião do Conselho de Secretarias de Saúde
Novidades
Publicado em 10/12/2018

Texto e Fotos: ASCOM

 

O COSEMS-MG (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais) realizou nesta quinta-feira, 7, um “Seminário de Planejamento” no auditório da Sociedade Rural de Montes Claros. O evento, que teve como tema “À luz do projeto Montes Claros”, faz parte das comemorações dos 30 anos de criação do SUS (Sistema Único de Saúde). Participaram do encontro presidentes regionais do COSEMS, secretários municipais de Saúde de cidades da região, além de apoiadores.

 

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, realizou a abertura do evento, ministrando a palestra “A saúde pública no Norte de Minas, de 1988 aos dias atuais”. Em sua fala, o prefeito explicou que não iria apresentar dados técnicos sobre a situação do SUS na região, mas compartilhou sua experiência como integrante da Assembleia Nacional Constituinte que aprovou a Constituição de 1988, a qual definiu a saúde como sendo um direito de todos e um dever do Estado. Ele também lembrou do nascimento do SUS e de como sua origem está ligada a Montes Claros: “Toninho Rebello era o prefeito. Vieram uns médicos para Montes Claros, idealistas, inteligentes, e fizeram aqui o embrião do SUS”. O prefeito também fez um apelo para cada secretário municipal de Saúde faça o seu melhor em sua cidade, para “aliviar um pouco o sofrimento das pessoas”.

 

O seminário, que foi composto por quatro painéis temáticos (“Mobilização Regional/Gestão Regional/Formação de RH”, “Coordenação para otimização dos recursos físicos e financeiros”, “Mobilização municipal e territorialização” e “O papel do Estado e o papel do COSEMS”), foi encerrado nesta sexta, 7, com a leitura da Carta de Montes Claros pela diretoria do COSEMS-MG.

 

Comentários