Texto e Fotos: Rubens Santana
Dando prosseguimento ao grande pacote de asfaltamento que está realizando em diversos bairros de Montes Claros, a Prefeitura esta dando fim à lama e à poeira em ruas dos bairros Renascença e Vila Sion. Moradores destas ruas esperaram mais de 40 anos para ver a chegada do asfalto.
A aposentada Salvina dos Santos Sampaio, de 80 anos, foi a primeira moradora do bairro Vila Sion. Ela conta que quando chegou, em 1976, o local só tinha mato. “Minha casa foi a primeira aqui. Depois de alguns anos, chegaram outros moradores. E, hoje, ver minha rua asfaltada é um sonho. Estou muito feliz, assim como os outros moradores. Ter a rua asfaltada significa muito para nós. Agora podemos sair de nossas casas despreocupados nos períodos de chuva”, disse.
No bairro Renascença (região norte da cidade), as obras também estão em ritmo acelerado, menos de uma semana depois do prefeito Humberto Souto assinar a ordem de serviço autorizando o início da pavimentação. Foram executados os serviços de limpeza, e a brita já foi espalhada, esperando a homogeneização e a compactação, que são as etapas anteriores à aplicação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), ou "asfalto quente".
“Posso dizer que esse pacote de asfalto para o nosso bairro é uma das obras mais aguardadas pelos moradores. Fomos obrigados a conviver com a lama e a poeira por mais de quarenta anos. Mas isso chega ao fim agora", comemorou Railda de Souza, 62 anos, moradora do bairro Renascença há mais de quatro décadas.