Falta de repasses do FUNDEB - Prefeito se reúne com professores da rede municipal
Novidades
Publicado em 13/12/2018

Texto: ASCOM/Fotos: Fábio Marçal

 

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira, 12, uma comissão representando os professores da rede municipal de Ensino que protestavam em frente ao prédio da Prefeitura pelo não pagamento dos salários de novembro. Também participaram da reunião o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cláudio Rodrigues, e o procurador-geral do Município, Otávio Rocha.

 

Durante o encontro, o prefeito deixou claro que se solidariza com a situação dos professores, mas que se encontra de mãos atadas para fazer os pagamentos, uma vez que o governo do Estado já não realiza, há meses, o repasse integral dos valores do FUNDEB, que são destinados para os salários dos profissionais da Educação. Essa situação tem feito a Prefeitura complementar, com recursos próprios, a folha dos professores. O Município já gastou R$ 25 milhões do Tesouro Municipal nesta complementação, uma situação que atingiu seu limite e forçou o prefeito a dar um basta, exigindo na Justiça que o Estado cumpra sua obrigação e repasse, para Montes Claros, R$ 34 milhões, equivalente ao valor devido e também aos salários restantes do ano. O município ganhou a briga na Justiça, que determinou um prazo de até quinta-feira, 13 de dezembro, para que os repasses sejam feitos. Resta aguardar o Estado cumprir o que a Justiça decidiu.

 

Humberto Souto explicou que não é mais possível para a Prefeitura fazer a complementação, devido à situação econômica vivida pelo Município. Ele afirmou que, se a Prefeitura continuasse investindo recursos próprios para pagar os salários dos professores, serviços básicos, como compra de remédios e coleta de lixo, poderiam ficar prejudicados.

 

O prefeito também explicou que participará, nesta semana, de uma reunião entre os prefeitos de Minas e o governador eleito, Romeu Zema, para discutir a grave situação vivida pelos municípios com o novo chefe do Executivo estadual.    

Comentários
Comentário enviado com sucesso!