Com apenas 4,43%, PAES Unimontes registra menor índice de abstenção dos últimos anos
Novidades
Publicado em 18/12/2018

 

A Universidade Estadual de Montes Claros registrou o menor índice de abstenção numa edição recente do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior. As provas do PAES/2018 foram aplicadas neste domingo (16/12) e dos 11,8 mil candidatos, apenas 573 não compareceram. O índice 4,43% é o menor dos últimos oito anos.

 

O vestibular seriado da Unimontes é organizado pela Comissão Especial de Processos Seletivos (CEPS), com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) e a Comissão Técnica de Concursos (COTEC).

 

Os gabaritos já foram publicados na manhã desta segunda-feira (17/12) para as provas das três etapas. O candidato poderá, ainda, consultar os respectivos cadernos de provas. O site é este: http://cotec.fadenor.com.br/. O prazo de recursos vai até este dia 18 – 18 horas.

 

As pontuações máximas e mínimas serão divulgadas até 30 de janeiro e o resultado final sairá em 28 de fevereiro para os inscritos na 3ª etapa, que concorrem diretamente às 730 vagas ofertadas nos 64 cursos – e até o dia 30 de abril para os inscritos nas 1ª e 2ª etapas.

 

COMO FOI

 

Os 5.096 inscritos na 1ª etapa realizaram as provas no domingo pela manhã. Já no período da tarde, foram 6.758 estudantes das 2ª e 3ª etapas. No PAES, a Universidade adota o Sistema de Reserva de vagas que contempla candidatos negros, indígenas, egressos de escola pública comprovadamente carente e pessoas com deficiência.

 

Os exames foram aplicados em Montes Claros (campus-sede e em três escolas públicas), nos campi das cidades de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Montes Claros, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí, além da capital Belo Horizonte.

 

LOGÍSTICA

 

A COTEC montou estruturas especificas para alunos especiais e para candidatos que solicitaram atendimento especial. Em Brasília de Minas (Norte de Minas), fiscais aplicaram prova para o estudante Kaique Ursine de Oliveira. O candidato fez a prova da 1ª etapa no Hospital Municipal Senhora de Sant'Ana onde está internado após uma cirurgia. Já no prédio 2 do campus-sede, o Núcleo de Sociedade Inclusiva (NUSI), atendeu alunos com deficiências auditiva e visual, além de cadeirantes e portadores de déficit de atenção.

 

Dois candidatos foram eliminados por portar objetos proibidos, conforme o edital.  O pronto atendimento instalado no campus-sede também ficou aberto para atendimentos.

 

Um grupo de jovens que faz parte do Projeto “Interact” vinculado ao Rotary Internacional, esteve no campus da Unimontes para apoiar e levar mensagens de paz e compreensão para os candidatos. Os jovens são das cidades de Montes Claros, Bocaiuva e Capitão Enéas. Com cartazes, Marcela da Cruz Correa e Maria Emilliany Corsino ajudaram a aliviar a ansiedade de quem iria fazer a prova. “Nossa proposta é fazer amizades com pessoas de todo o mundo sem distinção e levar nosso apoio, abraços e desejos de sucesso”, afirmou Marcela.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!