Santa Casa promove segunda gincana Doe Vida
Novidades
Publicado em 15/01/2019
Entre os dias 4 e 31 de dezembro, a Santa Casa de Montes Claros, em parceria com o Hemocentro Regional de Montes Claros e grupos de voluntários do hospital, realiza a segunda "Gincana Doe Vida". A gincana tem como proposta conscientizar e mobilizar a população a respeito da importância da doação de sangue para reabastecer os estoques do Hemocentro. 
 
Durante o período da disputa, as equipes Fundação Sara, Missionários do Bom Samaritano e Servos por Amor tem como objetivo levar o maior número de pessoas possível para fazer a doação. A gerente de Marketing e Comunicação do hospital, Eridam Ribeiro, uma das organizadoras da gincana, explica que vence a equipe que conseguir mais doadores. "Cada doador efetivo vale 1 ponto, sendo que a cada 10 doadores a equipe ganha mais 5 pontos. Além disso, foi disponibilizado um vídeo de cada equipe no Facebook da Santa Casa, no qual os voluntários convidam a população para participar. A equipe que obtiver mais curtidas e compartilhamentos através da nossa página será pontuada com mais 10 pontos", conta. 

A Santa Casa de Montes Claros é o maior hospital da região e recebe diariamente um elevado número de pacientes vítimas de acidentes e outros submetidos a procedimentos que necessitam de transfusão de sangue, e, por isso, precisa repor o estoque de sangue enviado pelo Hemominas. O superintendente do hospital, Maurício Sérgio Sousa e Silva, lembra que a quantidade de sangue coletada, menos de 10% do volume sanguíneo total de um adulto, não afeta a saúde do doador. “Em uma única doação, é possível salvar até seis vidas. Por isso contamos com a solidariedade da população para que colabore com a nossa gincana e faça a doação em nome das equipes”, afirma.
 
Atualmente, a Santa Casa de Montes Claros consome aproximadamente 80% (oitenta por cento) do estoque de sangue do Hemominas. O supervisor da Agência Transfusional da instituição, Mateus Malveira, explica que as bolsas de sangue são usadas em vários procedimentos. “Essas e outras campanhas são muito importantes, uma vez que o uso das bolsas de sangue é diário. Além das transfusões sanguíneas, o sangue é usado em procedimentos de cirurgias cardíacas, ortopédicas, neurológicas, entre outras”, disse.
 
Durante a primeira “Gincana Doe Vida”, os grupos de voluntários do hospital conseguiram mobilizar 129 doadores de sangue. Em 1º lugar, com 56 doadores captados, ficou o grupo Servos Por Amor. Em 2º, com 38 doações, a equipe Show da Vida. Com 27 mobilizações, o 3º lugar ficou com os Missionários do Bom Samaritano. A Fundação Sara conseguiu cinco doações, ficando em 4º colocado e o grupo Mães Amigas de Moc, em 5º, com três doações. Como premiação, a equipe vencedora, Servos por Amor, recebeu o apoio da Santa Casa de Montes Claros em uma ação solidária. 
 
Critérios para doação
 
De acordo com a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório. A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.O Hemocentro Regional de Montes Claros fica à Rua Urbino Viana, 640 – Centro. Telefone: (38) 32187800.

 

Por Ascom Santa Casa

Comentários
Comentário enviado com sucesso!