Fotos: Paula Silveira e Renê Júnior
Com o objetivo de sensibilizar pais e mães a inserirem valores sustentáveis na criação de seus filhos, a Prefeitura de Montes Claros implantou novamente o projeto “Crescendo Juntos”, que doa uma muda de árvore para a família de cada recém-nascido registrado e residente no município, para que ele cresça com qualidade de vida, num ambiente sustentável e agradável.
No ano passado, 210 gestantes foram contempladas com mudas de árvore. Somente no conjunto habitacional Minas Gerais, 26 famílias, atendidas pela ESF (Estratégia Saúde da Família) Jequitibá, que funciona no campus da UFMG, receberam mudas e orientação dos agentes de saúde sobre como cuidar das plantas.
Para a gerente de Educação Ambiental e Projetos Especiais da Prefeitura, Vânia Mota, o programa “Crescendo Juntos”, além de fortalecer a consciência pela preservação do meio ambiente, ainda desperta a responsabilidade das pessoas para com a natureza, desde a mais tenra infância. “A criança e a árvore crescendo juntos, essa é a ideia do projeto. A mãe recebe uma muda de uma árvore que também precisa de cuidados para desenvolver-se de forma adequada, para retribuir futuramente com frutos e boa sombra”, explica.