Foto: E. M. Profª. Eunice Carneiro
Mesmo no período das férias, iniciado em 19 de dezembro, a participação dos alunos da Escola Municipal Professora Eunice Carneiro nas atividades do projeto “Esporte Cidadão” tem sido “muito satisfatória”, segundo a direção da unidade. De acordo com o diretor do educandário, Anderson Santos Silva, cerca de 90% dos alunos participantes do projeto são frequentes nas aulas de judô, voleibol e handebol, que acontecem duas vezes por semana.
A Eunice Carneiro e a Escola Dona Vidinha Pires são as duas unidades do Sistema Municipal de Ensino contempladas com o projeto, que é realizado pela Associação Ajudôu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com patrocínio da VLI, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O “Esporte Cidadão”, que é um projeto de gestão escolar baseado na sustentabilidade e formação para cidadania, conta com a participação de 300 alunos das duas unidades.
“Apesar de recém iniciadas as atividades do projeto, mas somada a outras atividades já realizadas, como ballet e ginástica com as mães, já é possível perceber um maior zelo e interação da comunidade com a escola, bem como a melhoria do interesse dos alunos com as obrigações escolares, com consequente melhoria da frequência escolar e índices de desempenho, condição básica para a permanência no projeto“, destaca o diretor.
Ainda de acordo com Anderson, a comunidade escolar abraçou a proposta de uma escola mais participativa e aberta, pois entende o esporte, a arte e outras atividades extracurriculares como importantes instrumentos para o desenvolvimento de valores, regras, autoestima, socialização e melhoria da qualidade de vida. “Por se tratar de uma novidade, um projeto sério, e com acompanhamento devido, os alunos e suas famílias estão bastante satisfeitos. Com isso, percebemos o maior compromisso dos mesmos com a escola, com as regras do projeto, e o anseio da comunidade pela ampliação destas atividades na escola e em outras unidades de ensino”, completa o diretor.
O projeto, que visa fazer do esporte um caminho para auxiliar no bem-estar, na promoção da cidadania, na integração dos jovens e na revelação de talentos, tem duração de um ano. Após as férias, as atividades acontecerão no contra turno.