Fotos: Fábio Marçal
A Prefeitura de Montes Claros irá realizar, nesta segunda-feira, o pagamento antecipado de todos os professores da Rede Municipal que recebem através do FUNDEB ( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que é repassado pelo Governo Estadual com o objetivo de pagar os salários desses profissionais.
O objetivo da antecipação é amenizar a difícil situação vivida pelos professores que recebem via FUNDEB, uma vez que eles estão sem receber os salários de dezembro pelo fato da antiga administração estadual não haver realizado os repasses a que Montes Claros tinha direito. Essa falta de repasses ocorreu durante todo o ano de 2018, e a Prefeitura, para não prejudicar os profissionais da Educação, complementou, do próprio Tesouro Municipal, os salários de vários meses, inclusive o 13º salário. No final do ano, porém, a situação ficou insustentável, fazendo com que os professores não recebessem o mês de dezembro.
Com a troca de comando no Estado, a expectativa é que essa situação seja normalizada. Os repasses feitos pelo governo esse ano já são suficientes para pagar os salários de janeiro, e daí a antecipação salarial. Quanto aos pagamentos de dezembro, é necessário que a situação seja normalizada pela gestão estadual atual, uma vez que os recursos repassados no exercício não podem, legalmente, ser usados para pagar compromissos de outros períodos.