Fotos: Fábio Marçal
O mutirão de limpeza realizado pela Prefeitura de Montes Claros nesta quarta, 30, recolheu mais de 120 toneladas de resíduos que poderiam acumular água e, consequentemente, contribuir com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. O mutirão foi idealizado dentro do plano do município de enfrentamento e combate ao mosquito.
Mais de 200 servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atuaram simultaneamente no mutirão, que atendeu os bairros que compõem as regiões do Santos Reis, Village do Lago, Independência, Delfino Magalhães, Maracanã e Major Prates. Instituições públicas e privadas foram parceiras da ação, que utilizou mais de 18 caminhões para a remoção dos inservíveis. O Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) feito em janeiro deste ano indicou uma infestação de 5,2%, considerada de alto risco de epidemia de dengue na cidade.
Flamarion Cardoso, coordenador do CCZ, ressalta que o município está empenhado em erradicar os pontos de proliferação do mosquito, mas é importante lembrar que a população é fundamental na luta contra o mosquito, já que 90% dos focos são encontrados dentro das residências.
Para evitar a reprodução do mosquito, vale seguir algumas recomendações:
· Mantenha a caixa d’água e tambores bem cobertos;
· Lave pelo menos uma vez por semana as vasilhas e bebedouros de animais;
· Não deixe água acumulada em pneus e garrafas;
· Guarde os pneus em desuso em local coberto;
· Limpe as lajes e calhas;
· Coloque tela nos ralos ou adicione água fervente pelo menos uma vez por semana;
· Mantenha as piscinas bem tratadas;
· Utilize sempre a coleta pública.