Fotos: Fábio Marçal
A Prefeitura de Montes Claros tem intensificado os trabalhos de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 14 e 16 de janeiro, revelou um índice de 5,9%, considerado como alto risco de epidemia.
Uma das principais causas do índice elevado foi o clima quente após intenso período de chuva, condição que favorece a proliferação do mosquito. Por isso o município tem realizado uma série de ações em parceria com a população. É importante lembrar que 90% dos focos são identificados no interior das casas.
No último dia 30 de janeiro foi realizado o Dia D de combate à dengue, com a retirada de 120 toneladas de entulho por toda a cidade. Até o momento, o município já registrou 79 notificações de casos de dengue. Para os trabalhos, cerca de 250 agentes atuam diariamente, em todos os bairros de Montes Claros.
Nos 8.763 imóveis vistoriados para a realização do LIRAa, 51,9% dos focos foram encontrados em recipientes de armazenamento de água, como caixas, tambores e barris. Já 21,3% dos focos foram encontrados em vasos de planta, recipientes de degelo de geladeira e bebedouros de animais.
Para colocar um fim ao ciclo do mosquito Aedes aegypti, é importante que todos os moradores separem dez minutos do seu dia para fazer a limpeza e remoção da água parada. Para evitar a reprodução do mosquito, vale seguir algumas recomendações:
· Mantenha a caixa d’água e tambores bem cobertos;
· Lave pelo menos uma vez por semana as vasilhas e bebedouros de animais;
· Não deixe água acumulada em pneus e garrafas;
· Guarde os pneus em desuso em local coberto;
· Limpe as lajes e calhas;
· Coloque tela nos ralos ou adicione água fervente pelo menos uma vez por semana;
· Mantenha as piscinas bem tratadas;
· Utilize sempre a coleta pública.