Texto: Bruno Albernaz/Fotos: Daniel Moraes
Um levantamento elaborado pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal, coloca Montes Claros como a sexta cidade com maior número de formalizações de Microempreendedores Individuais (MEI) no mês de janeiro, em todo o estado. De acordo com o ranking divulgado, no primeiro mês de 2019 a maior cidade do Norte de Minas registrou a formalização de 327 novos microempreendedores, ficando à frente de municípios como Ipatinga, Uberaba e Ribeirão das Neves.
Atualmente, o estado contabiliza 908 mil MEIs, o que representa 11,5% dos formalizados em todo o país. Deste total, mais de 16 mil pequenos empresários atuam em Montes Claros. Os microempreendedores são aqueles que faturam até R$ 81 mil por ano, não têm participação em outra empresa como sócio ou titular e possuem até um empregado contratado.
O setor de serviço e o comércio são os mais crescentes entre os microempreendedores individuais, com destaque para as atividades de cabeleireiro, manicure, pedicure, promoção de vendas, comércio varejista e lanchonetes.
"Montes Claros está melhorando a cada dia, graças à determinação do prefeito Humberto Souto de oferecer o melhor atendimento aos contribuintes. Este atendimento é realizado através da Sala Mineira do Empreendedor, uma parceria entre Prefeitura, Sebrae e Junta Comercial de Minas Gerais. Lá, os contribuintes são bem atendidos, daí esse número grande de formalizações", comemora o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edilson Torquato.
A Sala Mineira do Empreendedor está localizada na rua Urbino Viana, nº 658, próxima ao Hemominas. Ela continua funcionando normalmente, mesmo com a Junta Comercial estando em greve no estado. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3221-3977.