Texto: Rubens Santana/ Fotos: Fábio Marçal
A Prefeitura de Montes Claros realizou na manhã desta quarta-feira, 20, uma reunião com representantes de associações de moradores da zona rural de Montes Claros. Durante o encontro, foram assinados os convênios do programa Pró-Água Rural para o ano de 2019.
O valor repassado deve ser utilizado para pagar o consumo de energia elétrica das bombas utilizada nos poços artesianos, a manutenção dos mesmos e o salário dos operadores. O programa atende atualmente 78 associações de moradores, cada uma delas tendo de 12 a 99 famílias. Todos os recursos do Pró-água são oriundos do Tesouro Municipal.
Osmani Barbosa, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, explica que o programa, que está sendo executado pelo segundo ano consecutivo, fortalece a zona rural do município. “A responsabilidade com o dinheiro público mostra a austeridade da Administração e a preocupação em melhorar a vida dos moradores das comunidades rurais”, destaca.
Moradora da comunidade de Olhos D’Água, Maria de Fátima, 53 anos, enfatiza que o programa é de fundamental importância para os moradores da zona rural. “No primeiro ano já foi bom e, para esse ano, o programa vem com melhorias. Mostra a preocupação da Administração em atender a zona urbana, mas sem esquecer-se da zona rural”, aponta.
Luiz Osmar, 59 anos, há mais de 10 está à frente da Associação das Comunidades Rurais de Lages e Capoeirão de Miralta. “Esse programa é muito importante e mostra a preocupação da Prefeitura para com os moradores da zona rural”, afirma.