Lideranças estão confiantes na aprovação de projetos do FAMMA
Novidades
Publicado em 01/03/2019

Texto e fotos: Pedro Neto


É grande a expectativa das lideranças quanto à aprovação dos projetos inscritos no Chamamento Público 01/2019 e apresentados ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Codema), que estão sendo analisados pela Comissão de Seleção. A divulgação dos classificados acontecerá no dia 22 de março. Foram apresentados 37 projetos. Os investimentos, da ordem de R$ 500 mil, serão provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FAMMA), e irão ser utilizados para promover ações de educação ambiental e sustentabilidade. No ano passado foram oito os projetos aprovados, com aplicação de mais de R$ 150 mil, beneficiando mais de 600 famílias.

A presidente da Associação de Moradores de Serra Verde, Almene de Cássia Carvalho Souto, espera ansiosa e acredita que, caso o projeto seja aprovado, a comunidade irá ganhar muito, uma vez que serão construídas barraginhas na região, garantindo melhores condições para enfrentar os períodos de estiagem e conviver melhor com a seca. Ela frisou que é a primeira vez que a associação participa do chamamento e que as famílias associadas estão confiantes. Almene aproveitou para elogiar a iniciativa da Prefeitura de incentivar projetos de preservação do meio ambiente.

Os representantes da Associação de Produtores Hortigranjeiros da Região do Pentáurea (ASPROHPEN) ingressaram com um projeto especial, visando a construção de um galpão para a comercialização dos alimentos produzida pelos mais de 200 associados. O presidente da entidade, Emilson Dias Coutinho entende que o chamamento público representa uma grande oportunidade para tornar os sonhos das comunidades, associações e organizações não governamentais em realidade. "Agora é esperar e acreditar no sucesso do projeto", concluiu.

A presidente da Associação dos Moradores, Amigos e Produtores Rurais de Buriti Seco, Helena Soares Rocha, e seu vice, José Ronildo Fonseca, esperam pela aprovação de um projeto para a construção de barraginhas. Ambos lembram que o rio secou e que agora devem ser adotadas medidas para garantir água, tanto para o consumo humano quanto para os animais. A associação tem 150 filiados e pretende construir 30 barraginhas.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente de Montes Claros (Codema), Paulo Ribeiro, se mostra otimista com os resultados. “A primeira versão superou as expectativas. Os projetos devem contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população”, concluiu.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!