Crianças da Pediatria do HUCF visitam a Mini Fazenda
Novidades
Publicado em 06/07/2016

 

Crianças internadas no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) da Unimontes tiveram uma tarde muito especial. Recheada de descobertas. 16 pacientes com seus acompanhantes e um grupo multiprofissional da unidade hospitalar visitaram a 42ª Expomontes, realizada no Parque de Exposições João Alencar Athayde.

A primeira parada foi na Mini Fazenda, que é o retrato do campo na cidade. No local tem animais pequenos, de variadas espécies, além de brinquedos e palestras.

À tarde desta terça-feira (05) teve emoção para todos os lados. O presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Osmani Babosa Neto, enalteceu o papel dos técnicos pela bravura em tirar as crianças do ambiente hospitalar e mostrá-las a Exposição, que tem encantos, conhecimento, negócios e entretenimento.

“Sem sombras de dúvidas, hoje foi um dos dias mais emocionantes aqui no Parque. Ver cada rostinho dessas crianças brincando, pulando – mesmo com a roupa do hospital – eles demonstraram alegria no olhar, sorrisos largos. A Expomontes hoje reforçou mais uma vez o quão é importante ser realizada”, afirma.

Kelly Cardoso coordena a Fazendinha desde a sua criação em 2011. De lá prá cá já foram atendidas mais de 35 mil crianças.

"Temos várias histórias na fazendinha, como algumas crianças que se emocionaram quando viram uma vaca pela primeira vez. Tem também um casal que morava na roça, mudou para cidade  e todo ano visita a fazendinha para lembrar-se de quando moravam na roça. Mas hoje foi uma experiência inesquecível. Eu me emocionei, valeu à pena todo o projeto da Fazendinha. Eu recebo as crianças das escolas, que estão bem de saúde. E receber esses meninos hospitalizados foi algo incrível, eles não queriam nem ir embora, brincaram muito. Tive que sair de perto deles de tão emocionada que fiquei”, afirmou Kelly.

A dona de casa Jaqueline Soares Barbosa, trouxe seu filho pela primeira vez ao Parque de Exposições e diz se sentir muito feliz ao vê-lo alegre.

 “Tem um mês que meu filho está hospitalizado e sair de lá, ver a rua, as casas, a cidade, foi algo maravilhoso, ele está vendo todos esses brinquedos e está se divertindo bastante”, explica.

A técnica da Escola Ciranda da Vida, do HUCF, Joelma da Silva Freitas, disse que a visita foi uma quebra de paradigmas.

 

“O processo de saúde e doença envolve o psicológico. E tirá-los do hospital faz com que eles ganhem força e ânimo para se recuperar. Hoje eles ganharam um novo remédio. Vanguarda! Voltaremos mais vezes. ”, diz Joelma.

A saída do HUCF demandou planejamento, avaliação médica e disposição. Segundo Vilma Dias, coordenadora pedagógica da Escolinha, para as crianças e acompanhantes tudo foi pensando. Eles trouxeram lanches, água, remédios, brinquedos, mas a melhor de todas as bagagens foi à esperança.

“A ansiedade tomou conta de todo mundo. Teve pai que não dormiu imaginando como seria o passeio, a novidade, o que estaria por vi. É a nossa primeira saída do hospital com crianças internadas. Como elas estão em processo de adoecimento à visita a Expomontes se torna um remédio. Nós entendemos que faz parte do tratamento deles, afinal eles se sentem criança, saem do ambiente hospitalar e ficam felizes”, afirmou.

Jose Santos está com dois filhos com diabetes internados no Hospital há um mês. Por causa da uma complicação na doença ele veio de Jequitinhonha para cuidar das crianças.

“Eu estava ansioso por esse passeio e veja meus filhos estão felizes. Eu amei tudo isso. Nunca tinha entrado aqui no Parque. Para nós é tudo novos! Gostei demais”, afirma.

O garoto Maicon Eduardo tem diabetes e estava elétrico brincando na Fazendinha.

“Eu amei isso aqui. Pode voltar mais vezes. Eu gostei demais esse bicho [jacaré inflável] . Quero brincar muito“, afirmou.

Para Adilson Cardoso, do Grupo de Humanização e Trabalho do HUCF, o passeio foi sensacional.

“Muito legal essa iniciativa de tirar as crianças do ambiente hospitalar. Eles adoraram, nós também. Gratificante

O grupo também visitou os pavilhões de animais.

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!