Texto: Hélder Maurício/Fotos: Divulgação
Entre 14 a 18 de março, Montes Claros e a poesia ocuparam Belo Horizonte, com performances poéticas, cinema, música, fotografia e a presença de artistas de todo Brasil. Vários pontos da capital mineira, como escolas públicas, estações de metrô, Terminal Rodoviário, Mercado Central, praças e parques urbanos, foram palco de manifestações poéticas genuínas, cortesia do Festival Beagá Psiu Poético.
A programação, que teve o apoio da Prefeitura de Montes Claros, foi promovida pelo Psiu Poético, o maior salão de poesia do Brasil, que acontece em Montes Claros há 32 anos ininterruptos. O Psiu é coordenado pelo Grupo deTeatro Transa Poética, sob a liderança do poeta, ator e servidor público municipal de Montes Claros, Aroldo Pereira.
Na oportunidade, o público da capital pôde conferir artistas de renome como Nélio Torres, Tânia Fraga, Jorge Antônio, Maria das Graças Souza Linhares, Deomídio Macedo, Geraldo França e Arthur Gomes, que deram sua contribuição para que o evento se tornasse uma grande celebração à poesia.
Um dos pontos altos da atração foi a Bicicletada do Psiu Poético, momento em que os participantes saíram da Praça da Liberdade em direção à Praça Afonso Arinos, concluindo o evento com uma audição no Parque Municipal.