Texto: Bruno Albernaz/Fotos: Divulgação
Somente nesta semana dois servidores da coleta de lixo da Prefeitura de Montes Claros ficaram feridos enquanto desempenhavam o serviço na cidade. Na quarta-feira, 20, um gari cortou a mão quando pegou uma sacola que continha cacos de vidro. Já nesta quinta-feira, 21, um outro profissional da limpeza pública se feriu com uma seringa, descartada de forma incorreta no bairro Vargem Grande.
Acidentes deste tipo podem levar sérios riscos à saúde dos profissionais da limpeza, inclusive com a possibilidade de transmissão de doenças. Por essa razão, a Prefeitura de Montes Claros destaca a importância do armazenamento adequado dos materiais perfurocortantes antes de serem destinados à coleta.
Para o descarte de pratos, copos ou xícaras quebradas, uma dica é que o material seja envolvido em jornais ou toalhas descartáveis. Então ele deve ser colocado em uma vasilha ou dentro de uma garrafa pet e lacrado com fita adesiva, antes de ser depositado definitivamente na lixeira.
Já com relação ao descarte de seringas, este jamais deve ser realizado no lixo comum. Seringas e agulhas devem ser colocadas em um recipiente apropriado, geralmente dentro de uma garrafa pet, e podem ser entregues nas unidades de saúde do município. A partir da entrega, o material será encaminhado para o descarte especial e incinerado.