Oito idosos internos do Asilo São Vicente de Paulo visitaram, nesta quinta-feira (07), o Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, que sedia a 42ª Expomontes até domingo. O presidente da Sociedade Rural, Osmani Barbosa Neto, afirma “que recebê-los aqui nos completa e faz a Expomontes valer à pena”.
Uma manhã repleta de encantamentos. Eles estavam acompanhados de técnicos e enfermeiro da instituição.
O enfermeiro do asilo, Marco Túlio Miranda, afirmou que desde ontem todos os idosos estavam ansiosos para o passeio. Ele diz que sempre que podem saem do Asilo para mudar de ambiente com os internos.
“É uma ação importante porque eles podem ver outras pessoas, respirar novos ares e ver a cultura latente do povo, como é o caso da Expomontes”, conclui.
Ele lamenta não poder trazer todos os 115 internos.
“Temos que avaliar mobilidade e disposição. Para transportar todos também fica mais complicado, mas quem quiser levar algum idoso para passear pode fazer isso através de autorização da direção do Asilo. Alguns deles não recebem visitas porque não tem parentes em Montes Claros. Outros até tem parentes, mas é raro receber visitas”, diz.
Maria Tereza dos Santos veio pela segunda vez ao Parque. Ela conta que estava ansiosa para o passeio.
“Eu amo tudo isso aqui. Não tenho filho, não tenho parentes. E vir aqui ver outras pessoas é muito bom. Sou solteira, nunca me casei. Sou de Barreiro da Raiz, em Janaúba. Eu adoro os bois”, fala.
Paulinha, que se chama Maria da Luz da Silva, estava toda animada com a visita a Expomontes. Animada e alegre conta que a roupa que estava vestida foi feita por ela e tem mais.
“Corto, costuro e bordo. Fiz uma roupa nova para vir aqui. Espero todo ano pra isso, mas não quero é casar”, com alegria afirma.
De acordo com a diretora social da Rural, Idalina Almeida, receber os representantes da melhor idade só nos passam bons exemplos.
“Cada um tem uma história para contar, Cada um tem o seu valor. E nos cativa e serve de estimulo para continuarmos fazendo a Exposição para todos e recebendo o carinho desses convidados especiais”, diz.