Texto: Infraero/ Fotos: Fábio Marçal
Serão entregues, na próxima segunda-feira, 25, as obras de recapeamento feitas na pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Montes Claros "Mário Ribeiro da Silveira". A cerimônia de entrega aconteceráàs 10h30, e contará com a presença da presidente da Infraero, Martha Seillier, do Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, além de autoridades municipais de Montes Claros. Após o evento, será concedida coletiva de imprensa no local.
Durante o evento, também será detalhado o projeto de ampliação do terminal de passageiros do aeroporto, que passará a atender, com maior conforto, mais de 1,5 milhão de passageiros por ano.
As melhorias na pista contaram com investimento de mais de R$ 6,3 milhões. Os trabalhos, iniciados em julho de 2018, foram conduzidos pela empresa Transvias Construções e Terraplanagem. Trata-se do maior investimento realizado pela Infraero nos últimos 15 anos no Mário Ribeiro, gerando mais de 100 empregos diretos e cerca de 250 indiretos, durante a execução das obras.
Com capacidade de receber até 800 mil passageiros por ano, o terminal tem registrado pouco mais de 280 mil usuários anuais. Atualmente, o Mário Ribeiro opera diariamente das 5h à 1h, e conta com cinco voos diários, das companhias Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Gol Linhas Aéreas. Esses voos interligam Montes Claros a Confins (MG) e conexões, a partir da capital mineira. A partir de abril, o terminal passará a operar uma nova rota com destino a Guarulhos (SP).
Em 2018, a Infraero investiu mais R$ 11,21 milhões no Aeroporto de Montes Claros. Além da obra de recapeamento da pista, foram adquiridos três novos carros contra incêndios, o Centro de Operações do aeroporto foi reformado e as áreas externas ganharam iluminação a LED. Além disso, foram adquiridas três evaporadoras de ar-condicionado para o terminal de passageiros, que melhoraram consideravelmente a climatização do espaço.
Com 38 anos de operações, o terminal é o único da região Norte de Minas Gerais com voos comerciais, sendo fundamental para o deslocamento de passageiros, já que o local abriga universidades e o polo industrial do estado, atraindo principalmente executivos, empresários, professores e universitários.