CODEMA - Copasa deve investir parte do lucro mensal em ações ambientais em Montes Claros
Novidades
Publicado em 25/03/2019

Texto e fotos: Pedro Neto

 

A 128ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente e Recursos Renováveis de Montes Claros (CODEMA), realizada nesta quinta, 21, foi bastante produtiva. O encontro dos conselheiros foi no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

Um dos assuntos mais importantes discutidos na reunião foi a criação de comissão especial para fiscalizar a operacionalização do contrato de concessão da Companhia de Saneamento e Abastecimento de Água (Copasa), que prevê a aplicação de 0,5% do lucro líquido mensal da estatal em ações ambientais, garantindo a preservação de mananciais responsáveis pelo abastecimento de água em Montes Claros.  A comissão é formada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Câmara Municipal.  

 

Foi aprovada a prestação de contas das conversões de multas administrativas de 2018. Também foi apresentado balanço das atividades do setor jurídico. Representantes da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) apresentaram vídeo sobre situação fundiária no Brasil. Foi aprovada, ainda, licença ambiental para a empresa Rede HG Combustíveis Ltda.

 

O presidente do Codema e também secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, lembra que os conselheiros estão atentos a todos os assuntos referentes à defesa da Natureza, a fim de tomar decisões de interesse da coletividade. A próxima reunião será no dia 25 de abril.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!