MEIO AMBIENTE - Prefeitura vai ampliar Programa Ecocrédito em Montes Claros
Novidades
Publicado em 26/03/2019

Texto e Fotos: Pedro Neto

 

Uma equipe de servidores da Prefeitura de Montes Claros está intensificando as visitas técnicas em propriedades rurais da cidade, a fim de ampliar as áreas atendidas pelo Programa Ecocrédito, que paga, atualmente, R$ 166,15 por cada hectare preservado. O valor é reajustado anualmente. Produtores interessados em se cadastrar no Programa podem ir pessoalmente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na avenida José Corrêa Machado, 900, Bairro Ibituruna, de segunda a sexta-feira, ou ligar para o telefone (38) 2211-3339.

 

Esta semana, foi feita visita técnica no Assentamento de Mocambo Firme, que poderá ser incluído no Programa, através da preservação de 115 hectares de mata. A comunidade possui uma área de recarga do Rio Canoas e a nascente localizada no assentamento deverá ser cercada e revitalizada, dentro da proposta de preservação e conservação do meio ambiente, garantindo, desta forma, melhoria da qualidade de vida para as dezenas de famílias residentes naquela comunidade.

 

Também foi feita visita recente à comunidade de Cachoeira de Miralta, onde foi denunciado desvio da água do Rio Tabuas para irrigação. A denúncia foi feita junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Foram feitos voos com drone para registro de imagens do local, a fim de verificar in loco a denúncia. Em caso de comprovação do crime ambiental, multas podem der aplicadas. As informações foram passadas pelo coordenador do Programa, Jucelio Izidoro de Souza.

 

NASCENTES – A Prefeitura, em parceria com a Emater, realizou levantamento de 66 nascentes nas sub-bacias de córregos e rios de Montes Claros. O município pretende selecionar parte destas nascentes para serem cercadas, revitalizadas e posteriormente incluídas no Programa Ecocrédito.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!