Texto e fotos: Pedro Neto
O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, acompanhado do seu chefe de Gabinete, José Gonzaga, e do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, visitou as instalações do zoológico Amaro Sátiro, anexo ao Parque Municipal, para conhecer a bela escultura que está sendo feita com tronco de árvore e que homenageará os catopês, marujos e caboclinhos da nossa região. A obra, de autoria do artista plástico Roberto Marques, auxiliado pelo artesão Carlos Antônio Pereira, será instalada na Praça Doutor Chaves (Matriz), assim que aquele logradouro público for reformado e revitalizado, e não mais em frente à igrejinha do Rosário, na Praça Portugal, como divulgado anteriormente.
A obra contribui com a proposta de devolver a Montes Claros o título de Cidade da Arte e da Cultura, dentro do Programa Artes na Praça, e deverá ser concluída em breve. Vários espaços já foram embelezados com esculturas e diversas outras obras de arte, dentre eles: Praça Alexandre Martins, que homenageia os Tropeiros, próxima ao Clube Max Min; Espaço Sagarana; Parques Municipal e João Botelho; além das obras do Programa Jardim para Borboletas.
O prefeito mostrou-se entusiasmado com o trabalho realizado pela Prefeitura e destacou a importância de homenagear os representantes do folclore regional. Citou que Montes Claros está resgatando suas origens e tradições e que a atual administração se orgulha de valorizar as pessoas, origens e cultura, contribuindo para que o maior município do Norte de Minas seja prestigiado e respeitado como referência regional.
O secretário Paulo Ribeiro entende que a Prefeitura, além de realizar as obras que a população precisa, como asfalto e outros empreendimentos públicos, para atender aos anseios populares, está investindo no processo de fazer com que Montes Claros seja reconhecida também pelo seu valor cultural.