O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, assinou na noite dessa quinta-feira, 3 de maio, a ordem de serviço para início da construção da nova avenida Vicente Guimarães. A solenidade foi realizada na Praça dos Jatobás e contou com a participação de secretários, empresários, vereadores e moradores da região, que aguardam há mais de 30 anos pelo fim dos alagamentos que atingem o local durante o período chuvoso.
A expectativa é que a obra seja iniciada em até dez dias, com previsão de término de 18 meses, devido à complexidade de realizar no local intervenções estruturais para que o novo canal suporte grandes precipitações pluviométricas, sem alagamento da avenida, por um prazo estimado de 100 anos.
Durante pronunciamento, o prefeito Humberto Souto destacou que a obra é de fundamental importância, porque vai interligar a Vicente Guimarães com outras vias das da cidade. “Serão várias avenidas interligadas que darão acesso ao Anel Rodoviário. Temos certeza que vai impactar positivamente na mobilidade urbana e urbanização da cidade. Além de recuperar o canal e resolver definitivamente o problema de enchentes na região, a nova avenida será contemplada com novas pistas de rolamento, sinalização e ciclovias”, disse.
Construída no início da década de 1990, a reconstrução da avenida é aguardada há muitos anos. Lentamente, as enchentes ocasionadas no bairro Sagrada Família e região foram mostrando a vulnerabilidade do canal. E, nos últimos anos, a via foi interditada por várias vezes. O momento crítico aconteceu em outubro de 2008, quando a avenida foi totalmente devastada por uma forte chuva.
De acordo com Guilherme Guimarães, secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano, toda a extensão da avenida será reconstruída. “Além de ampliação do canal do leito do córrego, para receber maior quantidade de chuvas, o canal passará a ser reto e, com isso, terá capacidade de receber maior quantidade de águas das chuvas. Duas pistas duplicadas, com uma ciclovia, serão interligadas com as avenidas dos córregos Vargem Grande e Bicano, que também serão construídas, criando um dos maiores corredores viários da cidade”, afirmou.
Guilherme Guimarães destaca, ainda, que “a obra era esperada há muito tempo. A qualquer momento a avenida poderia ser engolida pelo córrego. É de extrema importância, porque vai garantir a fluidez do trânsito das avenidas que estão sendo construídas na parte sul da cidade. Essa região é considerada de grande fluxo, porque interliga a área central à região sul, e isso vai melhorar significativamente na qualidade de vida para toda a população”.