Empresários da panificação do Norte de Minas inauguram Central de Negócios
Novidades
Publicado em 26/06/2019

Foto: divulgação

A iniciativa, articulada pelo Sebrae, estimula a cooperação e fortalecimento de empreendedores do setor. Grupo é formado por representantes de seis cidades

O setor de panificação do Norte de Minas ganha, a partir da próxima sexta-feira (28), um novo espaço para troca de ideias e construção de estratégias. Em parceria com o Sebrae Minas, será inaugurada a Central de Negócios da Associação de Panificadores do Norte de Minas (Padepan - Padarias com Excelência em Panificação), que irá funcionar na Avenida Deputado Plínio Ribeiro, 1447, bairro Monte Carmelo. 

O Programa Central de Negócios é uma inciativa do Sebrae Minas que tem como objetivo incentivar as micro e pequenas empresas a trabalharem de forma conjunta, estimulando a cultura da cooperação e possibilitando o fortalecimento de  grupos de empresários de um mesmo segmento de atuação. A Central de Negócios da Padepan é formada por 12 empresários que, juntos, geram 480 empregos diretos nos municípios de Montes Claros, Salinas, Janaúba, Januária, Jáiba e Manga.

De acordo com o analista do Sebrae Minas, Walmath Magalhães, o foco do programa é promover melhorias nos processos de gestão e aumento de competitividade. “Os empresários que fazem parte do projeto aqui no Norte de Minas já são atendidos pelo Sebrae há mais de 10 anos. Começamos com a orientação e adequação de processos, de forma individual. Hoje, há uma atuação e orientação coletiva, com a compra e venda conjunta de produtos, por exemplo, o que tem ajudado a agregar valor ao que é produzido”, enfatiza.

Quem participa da iniciativa comemora as mudanças e os ganhos na empresa. É o caso de Jair Moura, proprietário da Padaria Grão de Trigo e presidente da Padepan.  “Conseguimos avançar em termos de compras. Ao comprar em conjunto, ganhamos em volume e também em preço, o que nos permite vender a um custo mais baixo. Esse poder de negociação com os fornecedores é fundamental”, avalia.

Os empresários esperam que, a partir de agora, novos panificadores passem a fazer parte do grupo para alavancar ainda mais os negócios do setor. “Como estamos na Central há mais tempo, podemos falar com propriedade sobre a nossa experiência e os benefícios. Quanto mais pessoas trabalhando juntas, mais podemos conquistar”, diz Jair Moura.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!