Às 20h de ontem, 04Ago, na Comunidade de Pedregulho, município de Bocaiúva, a Polícia Militar prendeu 03 (três) homens por tentativa de furto à uma mineradora lá existente.
Em atendimento à denúncia recebida via Copom, dando conta que em uma comunidade próximo à Itacambira havia cinco pessoas sendo mantidas em cárcere privado em um garimpo, e que estas pessoas estariam no interior de uma cata de aproximadamente setenta metros de profundidade, sendo vigiadas por seguranças armados, para não fugirem. No local indicado, foi feito contato com um funcionário da empresa, que relatou ter sido cientificado por trabalhadores daquele empreendimento que na data de 03/08/16 foi notada a presença de pelo menos quatro pessoas estranhas no interior das galerias, túneis e salões que compõem o complexo de extração do minério conhecido como “Cristal de Fachado”. Após diversas vistorias em pelo menos dez catas, foram localizados no interior de uma cata com aproximadamente cinquenta metros de profundidade os autores E. S. N., de 36 anos e E. W. P., de 35 anos, que foram resgatados com a utilização de um guindaste usado para a descida/subida de pessoas e materiais, instalado no bocal de acesso da cata. Com eles foram apreendidos aproximadamente 19,800 kg (dezenove quilos e oitocentas gramas) de pedra bruta do minério “Cristal Fachado”, além de algumas ferramentas utilizadas na extração. Segundo os infratores, havia outras 03 (três) pessoas, sendo que esses conseguiram fugir antes da chegada da polícia. Os autores alegaram ainda que durante todo o tempo em que estiveram no subsolo não tiveram contato com qualquer segurança do empreendimento, além disso afirmaram que não receberam ameaça por parte de nenhum trabalhador daquele garimpo. No momento que o último infrator era resgatado, surgiu subitamente de trás da barraca o A. B., de 25 anos, relatando que acabara de auxiliar a subida de dois infratores que estariam naquela cata, complementou que ao ser percebida a chegada da polícia os autores saíram correndo em direção a uma mata extensa e densa.
Face ao exposto, foi dada voz de prisão aos infratores tendo sido eles conduzidos à presença da autoridade de Polícia Judiciária Federal, juntamente com o material apreendido.