Visando organizar os fluxos de atendimento no serviço de urgência e emergência, foi implantado no Pronto Socorro da Santa Casa o sistema de chamada por senhas. O novo sistema, além de agilizar a assistência aos pacientes, possibilita à equipe filtrar informações sobre os pacientes e garantir prioridade aos casos mais graves.
O Gerente do Pronto Socorro, Wendel Guimarães, explica que o sistema funciona por meio de um totem para retirada da senha e um painel eletrônico com sinal sonoro, instalados na recepção.
“Os pacientes retiram a senha e aguardam o chamado na tela do painel para passar pela triagem. Após isso, o painel aciona os pacientes para o cadastro na recepção e, posteriormente, para o atendimento médico”, ressalta.
Guimarães esclarece aos usuários que o sistema de senhas possibilita maior rapidez, mas salienta que o atendimento continua sendo realizado pela Classificação de Risco/ Protocolo de Manchester, priorizando os casos mais urgentes.
“A implantação desse processo representa um avanço para a instituição, pois possibilita otimizar o atendimento no Pronto Socorro, de forma a conseguir gerar indicadores e avaliar os resultados assistenciais, além de garantir segurança e conforto aos nossos pacientes”, afirma.
Serviço
O Pronto-Socorro da Santa Casa é a referência em urgência e emergência da região, com assistência ininterrupta, 24 horas, nas áreas de clínica médica, anestesiologia, cirurgia geral, neurologia, pediatria, ortopedia, cardiologia e ginecologia.
Em média, diariamente, passam 200 pessoas pelo setor, em busca de atendimento, utilizando a Classificação de Risco, que prioriza o atendimento dos casos mais graves.
Disponibiliza 20 leitos e atende a demanda de toda a região, trabalhando além da capacidade instalada, com cerca de 40 pacientes internados e em observação, por dia.
CONTATO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - 3229-2205