Na manhã desta quinta-feira (01), durante blitz na MGC-122, Km 50, município de Espinosa, a Polícia Ambiental em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual (11ª Cia PM Ind MAT – Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito) realizou a apreensão de 494 (quatrocentos e noventa e quatro) pássaros da fauna silvestre.
Os pássaros foram localizados no interior de um veículo Hyundai I30, que seguia sentido ao Estado da Bahia e era conduzido por J.C.D., 44, tendo como passageiro E.J.S, 47.
No interior do veículo, foram localizados 18 (dezoito) carregadores com 216 (duzentos e dezesseis) Cardeais, 104 (cento e quatro) Coleirinhos, 98 (noventa e oito) Pintassilgos, 60 (sessenta) Trinca-Ferros, 08 (oito) Sanhaços e 08 (oito) Cravinas Vermelhos.
Os autores declararam não possuir autorização do IBAMA para transporte dos pássaros e que eles teriam sido adquiridos na cidade de São Paulo/SP para serem comercializados em Caruaru/PE.
Em razão dos fatos, os autores foram presos em flagrante pela prática dos crimes ambientais: transporte de animal silvestre sem autorização e maus-tratos. Eles foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Espinosa. O veículo utilizado no transporte foi removido para o pátio credenciado e os pássaros encaminhados para o IBAMA em Montes Claros/MG.
Além da prisão, os autores responderão administrativamente, sendo aplicadas multas que podem variar de R$ 830,73 (oitocentos e trinta reais e setenta e três centavos) a R$ 4. 984,38 (quatro mil novecentos e oitenta e quatro reais e trinta e oito centavos) por unidade, caso a espécie estiver constante na lista oficial de fauna brasileira ameaçada de extinção.
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DA 11ª RPM.