Com o placar de 3x0, a equipe do Cruzeiro venceu a grande final do Campeonato Amador, disputada debaixo de sol escaldante. A partida contra a equipe do Ipiranga aconteceu na tarde deste sábado, 15, no Estádio José Maria Melo, com a presença de um grande público nas arquibancadas. O campeonato foi organizado pela Prefeitura de Montes Claros através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura, com o apoio dos clubes amadores da cidade.
No primeiro tempo, o jogador Alexandre Santos, do Cruzeiro, fez o primeiro gol, o que tranquilizou o time na disputa pelo título. No segundo tempo, a disputa estava mais acirrada, mas o Ipiranga não conseguiu virar o placar, depois de receber mais dois gols do adversário, o primeiro marcado por Rômulo e o segundo por Rafael.
“Foi um jogo muito tenso, porque sabemos que o Ipiranga é um time qualificado. Eu acredito que fazer o primeiro gol fortaleceu mais o time para vencermos a disputa, e esta vitória é mérito de todos. A torcida também foi muito importante para conseguirmos o título, em especial a minha esposa, que me deu sorte”, comenta Alexandre Santos.
Para o presidente do Cruzeiro, Iraídes Geraldo Mendes, conhecido como Idi, é uma emoção muito grande receber o título depois de enfrentar uma batalha árdua. “Ser coroado com esse título é tudo o que um time espera quando entra em um campeonato. Desta vez, Deus reservou o título para nós, e estamos muito felizes com mais essa vitória”, afirma.
O artilheiro do campeonato foi o atleta Meidson Santana Nunes, da equipe do Ipiranga. Ele marcou 12 gols em 10 jogos. Mesmo ganhando em segundo lugar, já está perseverante para os próximos campeonatos.
“Foi com muita garra, força e determinação que chegamos à semifinal, mas infelizmente hoje a bola não entrou na rede, por algumas falhas que tivemos. Agora é levantar e seguir em frente, porque ano que vem tem mais campeonato. Gostaríamos de agradecer à torcida, e todo mundo que compareceu ao estádio”, disse.
No encerramento foi realizada uma solenidade para entrega dos troféus. Em discurso, o prefeito em exercício, José Vicente Medeiros, destacou a importância do campeonato na cidade. “Agradecemos pelo belíssimo trabalho dos organizadores deste campeonato, que já virou tradição em Montes Claros. Também queria parabenizar todas as equipes que participaram e dizer que a vitória é de todos. Esperamos que daqui possam sair grandes atletas”, afirma.
Vibração da torcida
Renan Douglas Silva é jogador do Cruzeiro, mas não participou do campeonato neste ano. Emocionado com a vitória do seu time de coração, ele fala do orgulho da equipe. “É uma emoção que não sei explicar, só quem participa sabe da importância de estar aqui hoje recebendo este título”, disse.
Daiane Barbosa torce para o time do Ipiranga. Ela assistiu as quatro últimas partidas do campeonato. Para ela, a cada jogo é uma emoção maior. “Estou aqui com o coração na mão porque o meu time perdeu, mas independente do resultado a torcida aqui é garantida”, conta.
Amador 2016
O campeonato teve início no dia 09 de julho, com a participação de quase 500 atletas, na categoria adulto, dividido em 13 equipes, representando todas as regiões da cidade. Durante a competição foram realizados 49 jogos, com 211 gols marcados. As equipes participantes foram: Associação Atlética Juventus; Associação Olímpica San Diego Jr; Associação Esportiva Vila Luiza; Boca Futebol Clube; Cruzeiro Esporte Clube; Famans; Ipiranga Esporte Clube; Mackenize Esporte Clube; Magalhães Esporte Clube; Nasa Esporte Clube; Real Cruz Azul Esporte Clube; Vasco da Gama Futebol Clube; União Esporte Clube do Dr. João Alves.
Segundo o coordenador do campeonato e assistente administrativo da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer; Carlos Augusto Leite, o objetivo desta competição é incentivar a prática do esporte e promover a confraternização entre os times do município. “O povo montes-clarense recebeu muito bem esse campeonato, e esperamos que nas próximas disputas possamos trazer mais novidades”, finaliza.
Texto: ASCOM
Fotos: Daniel Moraes