(ASCOM PM) O Projeto Universo Musical, da cidade de Rio Pardo de Minas, sob coordenação do Soldado PM Járdeson Acácio Moreira, da 2ª Companhia de Polícia Militar Independente, foi criado no final de 2015 e atende quarenta crianças e adolescentes, de 07 a 17 anos, com o objetivo de aproximá-los da música como uma atividade social.
As aulas no Projeto são ministradas às segundas, quartas e sextas, entre 18h e 20h. Além de guitarra e violão, eles aprendem a tocar contrabaixo, teclado e percussão.
De acordo com o coordenador, dois recursos solicitados foram atendidos: Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e o recurso jurídico do Fórum da Comarca da cidade. "Neste momento, estamos levando o Projeto à Câmara de Vereadores para que seja analisado como um serviço de utilidade pública. Assim que for aprovado, poderá funcionar todos os dias da semana como um conservatório", diz confiante.
O Soldado Acácio ressalta a importância da parceria com o Juiz de Direito João Carneiro Duarte Neto para trabalhar com a ressocialização de crianças e adolescentes. "Há situações em que os menores tiveram envolvimento com algo ilícito. Porém, ainda faltam meios para cumprirem medidas socioeducativas", afirma. Esses menores serão acompanhados pelo soldado no projeto, que fará relatório de aproveitamento e repassará as informações ao juiz que apoia a causa.
Os recursos que mantêm o projeto são captados por meio da ONG O Girassol, parceira fundamental na execução deste trabalho social.
Além das aulas, há também palestras com educadores, psicólogos, pedagogos, militares, conselheiro tutelar, profissionais liberais, promotor, juiz – todos parceiros do Projeto Universo Musical.